terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ricardo Araújo Pereira



Ricardo Artur de Araújo Pereira (Lisboa, 28 de Abril de 1974) é um humorista português que integra o colectivo Gato Fedorento.
Filho de um piloto da TAP e de uma assistente de bordo, frequentou escolas de eleição: a primária numa instituição de freiras vicentinas, o ciclo e o unificado num externato franciscano, o complementar num colégio jesuíta, e por fim licenciou-se em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, após o qual trabalhou como jornalista do Jornal de Letras.
Em Abril de 2003, fundou, com quatro amigos, um blogue chamado Gato Fedorento que ainda hoje é actualizado esporadicamente. Ricardo assina as suas entradas no blogue com as iniciais RAP.
Da internet, a equipa deste blog mudou-se para a televisão e tem vindo, desde a SIC até à RTP, a alterar o paradigma do humor em português.
Ricardo Araújo Pereira ficou conhecido do grande público quando se insurgiu veementemente contra os que "falam, falam, falam e não os vejo a fazer nada!".
Argumentista da Produções Fictícias, foi co-autor de Herman 98 e Herman 99 de Herman José (RTP), O Programa da Maria (SIC, 2001), Hermandifusão Portuguesa (RDP), Felizes para Sempre (Expresso), As Crónicas de José Estebes (Diário de Notícias), entre outros.
Também faz stand-up comedy e é especialista na criação de personagens e tiques que «saltam» para a rua (como acontecia com algumas criações de Herman José) e são absorvidos de imediato em regime multi-geracional, alimentando campanhas publicitárias de sucesso.
É co-autor do livro "O Futebol é Isto Mesmo (ou então é outra coisa completamente diferente)" e do disco "O disco do Benfiquista, naturalmente".
Para além de actor e argumentista no projecto Gato Fedorento, Ricardo Araújo Pereira é cronista para a revista Visão tendo já sido publicada uma compilação das suas melhores crónicas de seu nome Boca do Inferno.
Participa também nos novos spots publicitários da PT (Portugal Telecom), juntamente com os restantes membros do "Gato Fedorento", sendo este (Ricardo Araújo Pereira) o actor mais destacado.
É casado com a produtora de rádio Maria José Areias com quem tem duas filhas: Rita (tal como a mãe de Ricardo) e Maria Inês. Vivem com três cadelas Lola, Alice e Sara, na margem Sul do Tejo. É também adepto do Sport Lisboa e Benfica.
No dia 13 de Janeiro de 2007, no programa "Os Grandes Portugueses", Ricardo Araújo Pereira ficou classificado em 76º lugar nos 100 maiores portugueses de sempre.

Sem comentários: